Welcome!

Um espaço para falarmos daquilo que nos deixa felizes, aquelas coisinhas que melhoram o nosso humor num dia azedo.Maquiagem, culinária, viagens, bem estar, livros. Escolha um lugarzinho bem confortável no sofá, que assunto não há de faltar!

27 novembro, 2011

'Macarrão' de Legumes

No meu dicionário, final de ano =  comemorações com as amigas, chocolates, panetones, confraternizações, bons drink... ou seja, seguir dieta está se tornando mais difícil a cada dia! Eu tento compensar nas caminhadas, mas sei por experiência própria que se não controlar a alimentação, exercício sozinho não resolve o problema. 
Hoje, eu vim compartilhar uma receita de falso macarrão que eu descobri por aí, não lembro exatamente onde, testei e fez sucesso aqui em casa. Repeti várias vezes e nunca sobra nadinha. Eu seeeeei que nada substitui a boa macarronada da mamma, mas a gente paga  o preço, né? Ser magro 'de graça', só se a genética for muito amiguinha.

Menos gostoso do que macarronada, mas menos calórico também. Emagrecer tem um preço...
 
Para o macarrão fake:
1 cenoura crua, descascada
1 abobrinha italiana
Eu tenho um ralador para saladas tipo Julienne, e utilizei para fazer tirinhas no sentido de comprimento da cenoura e da abobrinha, desprezando desta última as sementes, pois acho que a consistência não fica legal. 
Depois, coloquei água numa panela para ferver, acrescentei sal, como se fosse cozinhar macarrão normalmente. Quando a água estiver fervendo, coloco as tirinhas de abobrinha e cenoura, deixando ferver por não mais do que 2 minutos. Cozinham muito rápido, e a idéia é que fiquem al dente, pra textura ficar legal. Escorro como se fossem macarrão, e tempero com o molho da vez. A receita de molho abaixo é a mais simples que sei fazer, depois da 'alho e óleo' rs...

Para o molho:
Você pode fazer o molho de sua preferência. Já testei com vários: molho de tomate com frango desfiado, carne moída, e o de hoje eu fiz assim:
1 colher de chá de alho
1/2 lata de molho de tomate
Salsinha e manjericão picados, a gosto
Sal a gosto
1 fio de óleo
Refoguei o alho e a salsinha no óleo, acrescentei o molho de tomate, um pouquinho de água, o orégano, e deixei cozinhar por alguns minutos. Depois, acertei o sal.

Eu gosto de fazer primeiro o molho, porque já tempero com ele os legumes recém escorridos, e fica tudo quentinho e pronto pra ir à mesa.

Fica muito gostoso, mas sou suspeita pra falar, porque adoro legumes, frutas, verduras em geral.
Espero que gostem. Este prato dá muita saciedade e é menos calórico do que uma macarronada.

;-)

Um comentário:

  1. Nossa, Taiza do céu, você bem deve fazer noção que eu sei certinho o que vc está passando né?! Sei na pele (ou na boca?)! Também tenho dado minhas escorregadas, e algumas são violentas... Mas estou conseguindo manter o peso e ainda por cima estou aguardando ansiosamente que apareça um bendito 58 na balança, hehehe... Meu intestino esteve de greve por um tempo, faz eu fiz um mega ataque contra ele (meti de tudo pra dentro pra fazer ele funcionar), e ele está na ativa novamente... Tímido, mas está :D... Eu cheguei voltar para o 62 por causa dele, mas hoje por ex, já estava com 59,9... Hoje eu detonei praticamente um chocotone maxi sozinha, então tenho minhas dúvidas se amanhã não estarei no 60, hahaha... mas tudo bem, essa semana vou caprixar na acadimia e tudo se resolve :D
    O esquema é... é?! NÃO DESISTIR NUNCA!!!!!!!!!!!! E parabéns pra nós!

    ResponderExcluir