Welcome!

Um espaço para falarmos daquilo que nos deixa felizes, aquelas coisinhas que melhoram o nosso humor num dia azedo.Maquiagem, culinária, viagens, bem estar, livros. Escolha um lugarzinho bem confortável no sofá, que assunto não há de faltar!

25 novembro, 2011

Salada deliciosa para 20

No último sábado, meu marido se inspirou e foi para a cozinha. Eu adoro, por dois motivos: primeiro porque posso descansar, já que na maioria das vezes sou eu quem comanda as panelas aqui, e segundo porque ele cozinha muito bem!
O cardápio foi uma super salada, com direito a croutons deliciosos de pão integral, e quatro tipos de tomate, que compramos numa visita ao Mercado Municipal de Campinas. A gente costuma passar por lá aos sábados, pra comprar frutas e verduras fresquinhas e suculentas. Ótimo para variar de supermercado, onde a gente encontra sempre as mesmas coisas, e isto quando as feiras deles não estão desfalcadas. Não sei se é só comigo, mas estou achando super complicado comprar verduras/frutas/legumes em supermercados aqui!

Aqui vai a receita, e a salada fica ótima! Foi pra lista das preferidas. Anota:

Para a salada:
Tomate uva
Tomate morango
Tomate Débora (são dos mais comuns de achar em super mercado)
Tomate amarelo
Você pode usar os tomates que desejar, eu sou a louca dos tomates, comeria de qualquer tipo que tivesse na geladeira
Grão-de-bico cozido
Couve-manteiga cortada bem fininha
Pimentão amarelo e verde, picados
Ervilhas (marido usou aquelas que vêm em pacotes congeladas; ele as cozinhou no vapor)
Cenoura ralada

Para os croutons:
Pão integral, azeite e orégano desidratado. 
Cortar o pão em cubinhos, regar com o azeite e salpicar o orégano. Levar ao forno por alguns minutos, até o pão ficar douradinho e crocante. 

Tempero:
O mais utilizado em casa: vinagre, azeite, sal.


O modo de fazer é muito óbvio, já que todos sabem montar uma salada, mas ele misturou todos os ingredientes para a salada, temperou a gosto e colocou os croutons por cima. Quem não estiver de dieta, pode acrescentar um queijinho ralado, sei lá, só uma idéia que me ocorreu agora.
Ficou uma coisa de louco! Além de tudo, dá saciedade, o que é ideal para quem faz dieta. E por não ter cremes no tempero, fica leve e menos calórica. 
Atenção para as quantidades, vocês podem ver que eu não mencionei quantidade nenhuma na receita, e sem falar que a gente pode colocar mais do que gostamos, e menos do que a gente não gosta... Não vale para o grão-de-bico, tenho a impressão que é a coisa mais calórica desta salada. E eu fiz graça com o título do post  porque meu cozinheiro é do tipo generoso: quando erra as quantidades, é sempre para mais. Atribuo o fato às raízes italianas, por experiência própria: a gente cresce comendo muuuuito, falando alto, vendo a mãe cozinhar muito haha... eu tbém nunca errei para menos nas quantidades :-)
Espero que gostem! Minha dieta segue firme, porém a briga com a balança exige cada vez mais disciplina e força de vontade!
;-)

2 comentários:

  1. Que salada linda, Ta!
    Eu também sou a louca dos tomates! rsrsrs

    E eu estava aqui louca por um pacote de bolacha wafer ou recheada de morango... rs

    Bjos

    ResponderExcluir
  2. hum, fiquei com água na boca...

    deve ser muito boa esta salada

    ResponderExcluir