Welcome!

Um espaço para falarmos daquilo que nos deixa felizes, aquelas coisinhas que melhoram o nosso humor num dia azedo.Maquiagem, culinária, viagens, bem estar, livros. Escolha um lugarzinho bem confortável no sofá, que assunto não há de faltar!

12 setembro, 2011

Bolo de iogurte e canela

Quando vi esta receita na 'Casa & Comida' de agosto/setembro de 2011, uma palavra se destacou: iogurte. Queria saber que cargas d'água um iogurte faria por um bolo. Me imaginei comendo um bolo com gosto de iogurte - porque eu deliro sem perceber, muitas vezes. E foi o suficiente para me  fazer comprar os ingredientes, mesmo levando em conta que canela não é dos meus condimentos favoritos. Ou melhor, não era. 
Abro parênteses para explicar que eu não sou de seguir as receitas à risca, geralmente invento no meio da receita e acabo desvirtuando um pouco a coisa, e correndo sérios riscos de deixar tudo desandar, mas pelo menos eu sinto um saborzinho de aventura nas minhas gororobas. Há uns dias, porém, eu fiz uma receita de cupcakes que eu consegui rasgando as folhas de uma revista velha que caiu nas minhas mãos por feliz acaso, e acertei de primeira, porque segui ao pé da letra. Depois, joguei fora três receitas de cupcakes e até hoje não sei o motivo, imagino que seja por ter usado leite desnatado ao invés de integral, e açúcar normal ao invés de refinado. A receita dos cup cakes é da Luana Davidsohn, expert no assunto, e é simplesmente deliciosa, mas sairá em outro post. Como a receita imediata foi a do bolo de iogurte com canela, eu fiquei, digamos, com medo de ousar, com medo de encher de novo a lixeira da cozinha, com mais uma receita fracassada. E fecho parênteses.
 Acho que fiz certo, porque o bolo ficou ótimo!

Bolo de Iogurte e Canela
(Receita de Heloisa Bacellar)

Ingredientes:
3/4 de xíc de iogurte * 3/4 de xíc de óleo * 4 ovos * 2 xic de açúcar * 2 xic de farinha de trigo * 1 colher (sopa) de fermento em pó * 1 colher (chá) de canela em pó * 1 colher de sopa de essência de baunilha * manteiga para untar e farinha para polvilhar * açúcar e canela para polvilhar.

Modo de fazer:
Aquecer o forno a 200ºC. Untar com manteiga e polvilhar com farinha uma assadeira média.
No liquidificador, colocar o óleo, o iogurte, os ovos, o açúcar, a farinha, o fermento, a canela e a baunilha e bater até obter uma massa lisa. Despejar a massa na assadeira, colocar para assar por aprox 30 minutos, até que esteja dourado, crescido, soltando das laterais e firme (enfiando um palito no centro, o mesmo deve sair limpo). Retirar do forno, colocar sobre uma grelha, para amornar por uns 30 minutos. Depois, polvilhar com açúcar e canela e servir.
Visto de cima, com a forma suja nas laterais porque acho que exagerei na hora de untar.
Notas: *O bolo que eu fiz ficou assando por uns 40 min. **A receita realmente não diz qual iogurte deve ser usado, então eu usei um semi-desnatado natural da Vigor, e esta foi a única aventura que eu me permiti. ***Servi com uma calda de morango que a mãe da minha amiga fez. ****A receita diz que rende 6 porções, mas seriam 6 porções gigantes, porque eu achei que rendeu muito mais. 
Ah, sobre o iogurte: não identifiquei o gosto dele no bolo, acho que está na receita para efeitos de textura ou consistência, mesmo. 

Já com a calda (deliciosa) que eu mencionei, e perfeito pra acompanhar um cafezinho à tarde...




E fica uma delícia! E ainda por cima é prático, já que é de liquidificador...

Bjs e vejo vocês nos comentários... :-)

Um comentário: