Welcome!

Um espaço para falarmos daquilo que nos deixa felizes, aquelas coisinhas que melhoram o nosso humor num dia azedo.Maquiagem, culinária, viagens, bem estar, livros. Escolha um lugarzinho bem confortável no sofá, que assunto não há de faltar!

30 agosto, 2011

Um assunto que nunca sai de pauta...

Dieta. Eu gosto de chamar a minha experiência de 'Reeducação Alimentar', porque foi isso que aconteceu. Lógico que eu enfio o pé na jaca de vez em quando, sei lá se alguma RA ou dieta no mundo vão conseguir me ensinar a fazer cara de blasè para uma barra de chocolate ou um pratão de macarrão. A vida é curta, e eu me recuso a pensar que não poderia comer nunca mais um pastel frito da feira! A diferença é que vou comer um a cada 15 dias, e não dois (ou três, de uma vez só) uma ou duas vezes por semana.
Conforme prometi, segue uma foto beeem meia boca da dieta hipocalórica que meu marido e eu seguimos. Para quem seguir à risca, esta dieta oferece aproximadamente 1500 cal por dia. Como ninguém aqui em casa é atleta, esta quantidade está dentro do padrão rs... uma vez eu li, e nunca mais esqueci, que emagrecer tem um pé na matemática: gastar mais do que se consome. E eu nem contava as calorias antes, nem durante e nem depois da dieta, e mesmo assim entro em choque de só de imaginar quantas calorias eu devia colocar pra dentro logo que cheguei aqui! Pra não entrar em depressão, taí um cálculo que eu sempre deixei de fazer haha...
Olhem a dieta que o meu marido trouxe pra casa, que belezinha:


Perdoem que a foto está torta. No dia em que fotografei este pedaço de papel, eu não estava muito inspirada :-)

Mas dá pra ver e pegar a idéia, né? E sim, o que está riscado é isso mesmo que vocês provavelmente pensaram: o que está riscado, eram as coisas que deveriam ser evitadas. E nos primeiros 45 dias, inclusive o que está riscado foi seguido à risca, salvo por aquelas pisadinhas na jaca em alguns finais de semana, coisa básica, só pra não perder o costume. Olhar pra esta dieta quase fez meu coração 'pular' uma batida. Mas conto um segredinho: eu jamais deixei de comer meu pãozinho francês com manteiga no café da manhã hihihi... aí eu dava uma boa segurada na alimentação do resto do dia.

Como eu informei anteriormente, não sou expert no assunto. Mas divido com vocês algumas dicas que foram importantes pra gente, e que nos ajudaram a superar a fase crítica.
  1. Não consulte o oráculo chamado balança antes de decorridos os primeiros 15 dias de dieta. Explico: se você não tiver perdido nada ainda, vai desanimar. Se tiver perdido 2 kg, vai querer se dar alguns agrados que ainda nem merece... e pá-pum, a chance de estragar tudo vai ser grande. Mas depois do primeiro mês, eu passei a me pesar todas as semanas, aos domingos, na balança da farmácia do Carrefour Valinhos, esta é a minha balança oficial. Tenho uma em casa, mas prefiro as de farmácia mesmo, não sei dizer porquê.
  2.  Evite aquele restaurante ou aquela iguaria que você ama tanto no primeiro mês. Nem eu sei o que faria se tivesse ido à sorveteria neste período! Provavelmente, teria me jogado dentro de um baldão de sorvete de chocolate.
  3. Faça as refeições certas, no horário certo. Foi neste período que eu virei adepta da marmita, gentem! Se algumas atrizes globais levam as delas para o Projac, então a gente também póóódi levar os potinhos pra trabalhar com a gente! Hoje em dia eu já dei uma relaxada, mas no começo é muito importante, pois é quando você está se reeducando em relação à comida. Quem for mais regrado, e aqueles que não comem tanto ''com os olhos como eu faço'', podem ir ao restaurante respeitando o cardápio da dieta que lhe for indicada, como o meu marido faz até hoje. Mas eu não daria conta de ficar no franguinho grelhado se tivesse uma picanha por perto...
  4. Se cerque de 'beliscos' saudáveis: leve uma fruta na bolsa, pra aquela hora em que a fome e a gula combinam de atacar juntas... a gente sabe bem a ansiedade que dá quando aparece no trabalho um pepino daqueles 'bons' de descascar. Algumas pessoas ficam sem fome. Nem preciso falar que o meu caso é o extremo contrário. Tendo a fruta perto, vai dar uma boa aliviada, e talvez você coma só um quadradinho da barra de chocolate que o colega tem na gaveta.
  5. Mastigue muito bem os alimentos. Este é o meu grande desafio, não aprendi até hoje. Minha vida sempre foi uma loucura, trabalho fora desde muito jovem, por isso ainda estudava à noite. Numa época, eu me lembro que eu tinha 15 minutos para almoçar E tomar banho. A velocidade das garfadas era uma coisa impressionante, acho que é desde esta época que eu peco muito na mastigação dos alimentos, mas na verdade eu nunca perdi tempo à mesa, desde pequenininha haha...
  6. Tente descobrir o que desencadeia a fome, no seu caso. No meu caso, está mais do que comprovado: assistir TV. Não sei o que dá em mim, mas passo mais tempo na frente da geladeira caçando comida, do que  com os olhos na tela, seja lá o que for que estiver passando. Também costumava afogar as incertezas e as ansiedades da vida num bom prato (grande, pequeno, raso, fundo, etc) de coisas pouco saudáveis e muito calóricas.
  7. 7- Tenha sempre à mão e em lugares onde você possa ver uma foto para inspiração. Pode ser da sua moosa do Showbizz, ou uma foto sua vestindo um jeans do número que você quer voltar a entrar. Se for de biquíni, melhor ainda!
  8. Se dê pequenos (ou grandes, a critério de seu bol$o) mimos de gratificação quando atingir a meta do mês ou da semana. De preferência, que não venham em forma de uma pizza-gigante-mutante-do-Alaska de n pedaços. Mas um papatinho, uma tacinha com uma bola ou duas do seu sorvete preferido, e outros presentinhos, estão valendo! Não aconselho comprar roupa nesta época, já que a gente pode comprar uma roupa que vai ficar enorme na gente depois, tenho umas camisetas daqui que na época serviam, e hoje eu fico nadando dentro delas.
  9. Se permita uma (pequena) extravagância OU outra, mas evite os primeiros 15 dias. Neste caso a conjunção OU significa: nunca as duas extravagâncias juntas haha, favor não confundir. Vai ter de ter muito critério na hora de escolher entre um brigadeiro e um bombonzinho, mas vale a pena. Passei muito por isso e vejo que não há comida no mundo que dê mais prazer do que entrar naquela roupa guardada desde os tempos de solteira... conforme engordei, doei algumas coisas, mas duas calças eu não consegui passar pra frente. Hoje, as duas me servem \o/
  10. Se fortaleça, você vai precisar de muita determinação nos primeiros dias, passando na frente daquela padaria a caminho do trabalho! Procure equilíbrio nas coisas que você gosta - menos comer, obviamente. Sou contra remédios para emagrecer, pelo menos no meu caso. Mas existem casos e casos, só um médico poderá avaliar corretamente a sua situação.
  11. Atividade física regular é super importante, mas não substitui uma alimentação equilibrada. Já fui pra academia na época em que comia até o pé da mesa, e não me ajudou. Por outro lado, com esta reeducação alimentar, de 30 a 40 min de caminhada na avenida aqui perto de casa deram um bom resultado!
  12. Uma última coisa: dieta tem de ser prática!!! Dieta cheia de frescura, que indica ingredientes que não me são acessíveis, ou que não tenho o costume de comer, não é pra mim! #desabafo hahahaha

É isso! Se eu lembrar de mais alguma coisa, venho contar depois. Quem tiver alguma idéia legal, sinta-se à vontade para compartilhar... boas dicas são sempre bem vindas!
Ah, os resultados, do finalzinho de janeiro até agora (30 de agosto): 14 kg a menos pra mim, 40 para o meu marido. Continuamos fazendo caminhada todos os dias, no mesmo trecho, mas hoje já temos fôlego pra ensaiar uma corridinha, de leve! 

Espero que tenham gostado. Vejo vocês nos comentários!

2 comentários:

  1. Nesse post devia ter uma reação: "eu serei eternamente fã de voces, estou toda arrepiada, e voces são demais, mais ídolos do que o vocalista do rammstein".

    ResponderExcluir
  2. Eh isso ai Ta...nao podemos engessar pq senao nao fazemos nada direito.
    Tb to seguindo uma "dieta" e esta dando resultado, isso eh o melhor ne.
    Vamos la....to com vc...vamos chegar no nosso numero ideal ;)

    ResponderExcluir