Welcome!

Um espaço para falarmos daquilo que nos deixa felizes, aquelas coisinhas que melhoram o nosso humor num dia azedo.Maquiagem, culinária, viagens, bem estar, livros. Escolha um lugarzinho bem confortável no sofá, que assunto não há de faltar!

27 agosto, 2011

Pavê e 'pacumê'

E aí, pessoal? Cada um já escolheu o seu lugarzinho confortável no sofá?
Vai um pedacinho de pavê?

Esta receita foi a sobremesa escolhida para servir um casal de amigos que vieram nos visitar.
Quando defini o cardápio, comecei a procurar por receitas na internet, minha salvadora rs...
Encontrei várias receitas para o creme, optei por uma que me pareceu saborosa e não muito doce ou enjoativa, e fiz algumas adaptações. Acho importante ter receitas que sirvam de base, mas é importante dar o nosso toque ao prato, certo? Essa coisa de 123grs de determinado ingrediente, dando a entender que qualquer errinho para mais ou para menos acabariam com a receita me irrita demais, e olhem que eu mesma já estraguei várias receitas com as minhas alterações haha... 
Ficou assim:

Ingredientes
Creme:
Aproximadamente 700 ml de leite integral
1 colher de sopa bem cheia de amido de milho
Algumas gotas de essência de baunilha
1 caixa de leite condensado
2 gemas peneiradas

Camadas:
 Bolachas do tipo 'maisena' (1 pacote)
1 xic de leite para umedecer as bolachas
Bombom picado (a gosto)

Cobertura (ganache):
1 lata de creme de leite
1 barra de chocolate (180g) meio amargo picado.

Modo de fazer:
Creme:
Numa panela, dissolver a colher de amido de milho no leite, ainda frio, e em seguida acrescentar à mistura as duas gemas e o leite condensado, misturando bem. Leve ao fogo para engrossar, mexendo sempre para que não grude no fundo da panela. Quando adquirir a consistência desejada, acrescente a essência de baunilha misturando bem, tire do fogo e deixe esfriar.


Para montar: 
Num refratário de sua preferência, coloque uma camada de bolacha umedecida no leite. Sobre esta, espalhe uma camada do creme já frio, salpique com os bombons picados e repita o processo até que tenha o número de camadas desejado, ou melhor, até que tenha creme (rs) e, sendo a última camada será de creme rs... com esta receita, fiz 3 ou 4 camadas de creme num refratário retangular de aproximadamente 19 X27 cm (fui lá agorinha medir com uma régua haha).


Ganache:
Leve o chocolate picado ao microondas por 60 segundos, com uma pausa na metade deste tempo para mexê-lo. Logo em seguida, acrescente o creme de leite sem soro, mexa bem até se misturar por completo ao chocolate.Espalhe bem, por cima da camada de última camada de creme da torta, e se desejar, salpique com bombom picado.

Leve à geladeira por cerca de 2 horas antes de servir. Delícia!


2 comentários:

  1. Tá!! nâo to conseguindo seguir o blog!

    ResponderExcluir
  2. Gente, só pra constar que eu cliquei em seguir e meu nome nao apareceu ali :(
    e puxa, receita de coisas deliciosas, credo, eu odeio essas coisas deliciosas... bom mesmo é comer alface com vento. Por isso meu voto é "Me tire daqui!" kkkkkkkkkkkkk
    obs: faça isso quando eu for te visitar hehe

    ResponderExcluir