Welcome!

Um espaço para falarmos daquilo que nos deixa felizes, aquelas coisinhas que melhoram o nosso humor num dia azedo.Maquiagem, culinária, viagens, bem estar, livros. Escolha um lugarzinho bem confortável no sofá, que assunto não há de faltar!

14 fevereiro, 2015

Dia 9 - Lady Liberty, Lower Manhattan (Financial District), Civic Center, Gramercy, Soho, Midtown

Oi pessoal!
Sei que, pelo título do post, parece que a gente viu um tantão de lugares, e nós vimos mesmo, mas é um roteiro tranquilo, que deu pra fazer num dia de sol, e ainda sobrou tempo pra visitar lojas, farmácias, etc, tanto quanto ou até mais do que nos outros dias.
Em NY as lojas te convidam a entrar. Não resista. Faz parte da experiência e, apesar de ser uma viagem pra conhecer a cidade, a gente fez bastante compra, sempre aproveitávamos o roteiro do dia para conhecer as lojas que queríamos, a não ser as do centrão, pois sempre acabávamos passando por ali. Quem está acompanhando o roteiro viu que, pintou e bordou, a gente acabava o dia  em Midtown ou arredores, e ali a profusão de lojas é enorme! A minha dica é colocar no roteiro as lojas que você realmente quer visitar, e se permitir as surpresas do caminho. Numa outra oportunidade, vou tentar seguir a dica do marido, em consideração ao fato de que era ele que carregava boa parte do peso: fazer todas as compras em um ou dois dias, e depois tentar só curtir a cidade. Vamos ver se funciona!

O mais perto que cheguei da Lady Liberty.
 O nono dia começou com a gente se perdendo logo cedo pra achar a balsa que vai pra Staten Island, e que passa a uma distância que proporciona uma bela vista da Estátua da Liberdade. Quem quer descer na Lady Liberty ou Ellis Island NÃO deve pegar esta balsa, há outras formas de chegar até lá. A balsa para Staten Island é gratuita, e serve como meio de locomoção para os trabalhadores que precisam fazer esta travessia diariamente. Eu preciso confessar que, apesar de assumir que alguns lugares clichês não são clichês à toa, e que devem ser visitados, nunca senti nada pela Lady e não tive vontade de perder uma manhã inteira nisso. Dizem que as filas são grandes dependendo do horário, mas desde que seja da vontade da pessoa, acho que vale a pena enfrentar fila e todo o resto. Não era esse o meu caso, mas sabia que, como turista de primeira  viagem, tinha de vê-la ou ficaria me cobrando depois. Na minha próxima viagem a NY, pretendo ir para aqueles lados, mas para visitar a Ellis Island, ilha que foi muito importante para a imigração em toda  a região. Há uma amostra razoável desta ilha no filme Hitch - Conselheiro Amoroso.
Encontrado o ponto de partida para Staten Island, que na verdade é um prédio enorme bem na pontinha da ilha, e não sei como a gente se confundiu rsrsrs, é só entrar e esperar para pegar a próxima balsa. Neste horário da manhã, tinha pouca gente, mas tinha um punhado razoável de brasileiros se espremendo pra tirar foto. Chegando do outro lado, esperamos cerca de 30 minutos até chegar a balsa que voltava para Manhattan, e e foi bem legal observa-la de um ângulo diferente. Nós fomos  lado direito da balsa na ida, para ver a estátua, e do outro lado na volta, assim tivemos duas perspectivas. Uma outra possibilidade é incluir o Tribeca no roteiro deste dia, abrindo mão de parte do passeio.

Não parece, mas foi um sufoco fotografar com o touro mais famoso do mundo!
De volta, fomos visitar o Charging Bull, que fica a uma caminhada curta de onde descemos. Na verdade, tudo ali é muito pertinho e as ruas são mais 'quebradas' e não no padrão 'certinho' da parte superior da ilha. Depois, rumamos para o norte, pela mesma rua do touro, até a Trinity Church, a igreja que aparece em praticamente todos os filmes rodados em Wall Street e que envolvem a bolsa de valores em seu roteiro. Comemos panquecas fantásticas no George's, um restaurante legal ali perto, e depois seguimos explorando a área.  Eu adorei esta região, a maioria dos prédios são antigos e imponentes, um colado ao outro, algumas ruas bem estreitas e, por falar em rua, visitei uma das raras ruas em "L" - a Marketfield St. Ali perto, estão também o prédio da Bolsa de Valores, o Museum of American Finance, a Trump Tower e tantos outros! Todos muito perto uns dos outros, com muito fluxo de pessoas na rua, o que me levou a pensar sobre o caos que deve ter sido o 11 de setembro por lá!  Ah, neste dia também visitamos a loja da Abercrombie & Fitch, que eu achei cara e não pretendo voltar, fora que não achei nada que favorecesse meu tipo físico, e isso porque estava magra quando viajei.
Fomos até o One Tower, que fica no complexo onde antes ficavam as Torres Gêmeas, e visitamos o Memorial do 11 de setembro. Não quis entrar no museu, pois já tinha ficado impressionada demais.
Em seguida, mais prédios gigantescos: estávamos no Centro Cívico. Se estiver com disposição, dá pra ir no meio de transporte mais antigo do mundo (as pernas) ou então pegar metrô. Ali fica o prédio da Suprema Corte e outros igualmente imponentes e antigos, como o da Corte de Apelação e o  Manhattan's Borough President, que eu creio que corresponderia à Prefeitura. Law and Order total!
Centro cívico.
 A rua Lafayette St. começa nas proximidades e andamos por ela até o número 199, onde abriram o Central Perk Coffe. Infelizmente, a inauguração aconteceria no dia da nossa partida, mas pelo menos peguei o lugar já caracterizado. Felizmente, a Eileen's Cheesecake é na outra quadra, e fez valer a nossa caminhada! Cheesecake com vários tipos de cobertura, deliciosos! Acho que custavam 4$ cada. Eu descobri este lugar assistindo a um programa de culinária, no qual um moço visita vários países e prova comidas típicas. Falei pra vocês que eu pesquiso pra valer antes de viajar?

Central Perk :-)
Eileen's Cheesecake, no Soho.
Uma parte das nossas escolhas por lá: blueberry e strawberry.
 Diabetes abastecido, seguimos de metrô para a Union Sq. Observamos o movimento e a feirinha e fomos até o Gramercy, bairro bem high society e muito residencial se observamos a região onde se encontra. Ali fica o Gramercy Park, parque fechado para estranhos ricos ou pobres: só entram lá os moradores da região, de posse de uma chave que só eles têm.  Mas os esquilos do parque deram  bola pra gente, fofinhos! Terminamos o passeio no final da tarde, e ainda deu tempo pra visitar a Sephora, tomar café, e zanzar sem rumo por Midtown - e fomos surpreendidos pela première da série Gotham, que estava acontecendo na Biblioteca Pública. 

Meu 'diamante' no Gramercy Park.
Première de Gotham!
Bom, por enquanto é isso. Volto logo com os últimos capítulos! ;-)

3 comentários:

  1. Taiza,

    Tenho uma dúvida, talvez você possa me ajudar, rs!
    Você levou quantas malas para NY e voltou com quantas? Saberia me dizer o peso total de bagagens para retornar de NY, sem pagar nada...
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amanda, quando eu fui, ainda compensava fazer compras pois o dólar estava bem abaixo do que está hoje. A gente viajou pela AA e permite levar 2 malas de 32 kg + 1 mala de mão de até 10 kg por pessoa. Se você respeitar este limite, não pagará nada a mais. Eu levei uma mala apenas, pois tinha planos de fazer compras. Também trouxe coisas da minha irmã na volta para o BR, pois ela morava lá na época e estava voltando pra cá. Eu respeitei este limite e não tive problemas. Mas mesmo que você não vá para fazer compras, NY vale demais a pena pela cidade que é, pela delícia que é andar nas ruas. Não deixe de ir. Bjs

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir